Edit Content

Rodrigo Marchioli

O Prof. Rodrigo Marchioli vem há mais de 10 anos desenvolvendo metodologia simples e super eficaz para estruturar projetos de pesquisa e desenvolver trabalhos acadêmicos. E agora quer compartilhar toda essa experiência com você!

Blog

Consciência cósmica: o ponto de contato entre valores ético-morais elevados e a plenitude do bemestar mental

Introdução


Historicamente, a consciência cósmica (ou cosmoconsciência) é mais conhecida como o samadhi dos
hindus ou o nirvana dos budistas, tendo sido apresentada com ótima sistematização no âmbito do yoga
(Patanjali, 2015). No ocidente, teve origem com tal nome no início do século XX (Bucke, 1905) e foi à época debatida por importantes pensadores (James, 2002; Ouspensky, 1911; Huxley, 2009; Carpenter, 1903). Nos principais escritos e relatos sobre o tema, é enfatizada a transcendência indescritível, a sensação de altíssimo bem-estar, o potencial transformacional e os valores ético-morais manifestados antes e, principalmente, depois da experimentação (Bucke, 1905; White, 1972; Vieira, 2008; Underhill, 2002).

Objetivos
Objetiva-se demonstrar a possibilidade de a partir da cosmoconsciência se debater diversos assuntos
fundamentais à filosofia e à ciência. Fisiologia cerebral (Ramamurthi, 1995), genética (Ravnik-Glavač et al,
2012), estruturas cognitivas e percepção (Schlosser, 2018), estilo de vida (Rohden, 1977), evolução da
consciência (Wilson, 2009) e o seu uso enquanto ferramenta para enfrentar os desafios planetários da
atualidade (Masaeli & Sneller, 2017) são alguns exemplos. Apesar disso, foca-se apenas na relação do tema com as questões ético-morais e a saúde mental.

Método

O método se baseia na análise de biografias e relatos, de modo que a obra de Bucke fornece os
principais subsídios. Baseia-se também na tentativa de experimentação do fenômeno. Em geral, são enfatizadas as práticas meditativas (Alexander et al, 1990; Travis & Pearson, 2000; Travis & Shear, 2010; Travis, Tecce, Arenander, & Wallace, 2002). Mas também se propõe o que se denomina de saturação intelectiva da cosmovisão evolutiva (SICE) (Marchioli, 2023).

Resultados
Há dois fatores particularmente importantes a este trabalho que se repetem em praticamente todos os
relatos: (i) o elevadíssimo senso ético-moral de fraternidade; e, (ii) a sensação extremamente intensa de bemestar, plenitude e vitalidade. A despeito de ambos os fatores ocorrerem com intensidade durante o evento, o mais importante é como esses fatores se tornam importantes referenciais de saúde, especialmente mental, por toda a vida daqueles que experimentaram a cosmoconsciência.

Conclusão
Destaca-se, primeiro, o potencial pouquíssimo explorado de a cosmoconsciência proporcionar
relevantes saberes em variados campos de conhecimento. Segundo, a correspondência entre determinado estilo de vida e a consciência cósmica. E terceiro, a demonstração da relação intrínseca entre valores ético-morais elevados e a plenitude do bem-estar mental.

Rolar para cima